© Copyright. Direitos autoriais.

© Copyright. Direitos autoriais

Kalikia decapitadora, Chinnamasta autodecapitada.

Kalikia ou Kali, a negra, é um aspecto, umha Mahavidya, da deusa mai, umha forma de Ma Durga. Governadora das gunas (negra, branca e vermelha). A devoradora do Tempo.
Um Asura, um nom-deus, atemorizava o universo, tinha sido mui devoto nas suas meditaçons e Brahma entom outorgou-lhe o dom de nom poder ser morto por nengum home ou deus.
Para libertarem-se de tal opressor, os Devas unírom-se e dérom-lhe poderes a Durga, a Deusa, que durante dez dias batalhou contra o exército dos asuras.
Um dos asuras tinha a capacidade de que cada pinga de sangue que derramava e caia no chão, gerava outro guerreiro do mal, por isso Durga cria a Kali, que coa sua longa língua vermelha bebe cada pingoada do asura antes de que caia na terra.
No frenesi da batalha depois de decapitar o asura, fera e fora de si, Kali segue destruindo-o todo. Shiva pom-se-lhe diante, tira-se no chão e logra parar-lhe os pés a tanta devastaçom.


Chinnamasta, outra mahavidya de Devi, dá de comer às suas duas servidoras famentas, autodecapita-se, do seu pescoço nascem três fontes de sangue que saciam às criadas e a ela mesma.
Está de pé sobre um casal que fai o amor, a interpretaçom disto, é diversa.
Um verdadeiro auto-controle?
Umha repressom ...
Umha vampira de energia sexual?
Nem bem nem mal.
A energia do desejo flui aqui, o que se faça com ela ... isso cada um saberá.

Mas esta iconografia tem muita substância, a Chinnamasta corta-se ela a si mesma a cabeça.
Enquanto por outras partes, outros som os que decepam à Deusa, tendo conseqüências bem diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário