© Copyright. Direitos autoriais.

© Copyright. Direitos autoriais

Vênus múrcia



Vênus a beldade, Afrodite a africana, a divindade mediterrânea está murcha.
Vênus a venerada, a da vieira e a do vieiro, a da concha e o caminho, está murça, múrcia.
Laxa e relaxada no seu leito de amor.
É epíteto da deusa Murtia, essa proximidade da morte, que logo de ter feito o amor se apresenta, Ela deixa livre toda a sua beleza sair, e inundar o mundo com fertilidade máxima.

Discutem os letrados o que significa murtia, murtea, ou murcia.
Padres da igreja católica mostram o seu desprezo polo feminino, lavrando a ideia de que provém de murcus, que significa estúpido. Mas a estupidez de quem é?

O mirto, a murta, o arbusto, foi o seu símbolo, planta influente nas culturas do mundo.
μυκρός, tenro.
Foi ou é pois a tenrura confundida com a estupidez, por aqueles, ou por estes dualistas, que pensam na malignidade da laxidão.
Múrcia no galego em gebre, é branda.
Entre a vida e a morte anda a múrtia, pois murceiro é o fedor da carne corruta, é o mofo, o balor, a humidade. Anda também o murcho e a murcha perto da morte.
Por isso a chouriça múrcia é a murcela ou morcela.
E o morcom, morcão, é o brando, laxo ou indolente, não o estúpido.
A moleza da morcela, ou mesmo o murcho falo morcilhom pós-coital ou pré-coital, ou depois de ter amado longamente, está com a Vênus Murtia.
O murteiro nom é o lugar apenas da morte, é o lugar da vida, mole; onde as sementes das couves, ou outras plantinhas, podem penetrar facilmente na terra donda, cavada e recavada, vessada, redrada e arxada.

Aqui Morcelhe em Bezerreá, (foto tirada do Panorámio), aldeia onde a terra pode ser que seja múrcia para a lavrança, rodeada de terreos de mais difícil cavadura, pois som costentos.

Na Galiza há a Múrcia pola Terra-chá, mas, não sei se ali a terra é mole ou branhenta.
Investigarei.
Mas sim se sabe que na Murcia espanhola, o rio Segura e os seus aluvions conformam um vale que se alarga, de terra branda, na que os edifícios tenhem que ser estudadamente alicerçados.
E a Murça portuguesa?, a zona entre montes e montanhas deixa um terreno mole e agrícola facilmente trabalhável ....

Sem comentários:

Enviar um comentário