© Copyright. Direitos autoriais.

© Copyright. Direitos autoriais

Pinguim




O pinguim inicial, a ave que primeiro levou esse nome é uma ave extinta. Uma grande álcida da espécie Pinguinus impennis.
O pinguim, tem a ideia de ter uma origem no galês pen gwyn, "cabeça branca" ou extremidade branca, capirote branco, e pode ser pois tem uma marca branca na testa, que é maior no inverno.
O pinguim originariamente era uma ave do Atlântico norte, o arau-gigante, Pinguinus impennis.
Esta ave foi caçada desde muito antigo, assim no lugar arqueológico da Lançada apareceram ossos desta espécie.
Esta ave tinha muita gordura, mesmo era utilizada como combustível:
Da wikipédia: ...matavam os araus para usá-los como isca de pesca e até como "lenha" de fogueira: a queima dos corpos, ricos em gordura, liberava óleo suficiente para manter uma chama acesa...

Esta assombrosa utilização, de servirem de lenha, indica o seu alto conteúdo em gordura, em pingo.
Ao ler pinguim, podemos identificar o sufixo -im, próprio do galego oriental e do asturiano, assim pinguim seria um "pin-gu-i-nho", ou atendendo ao proto-indo-europeu -in expressado no céltico galês, no francês ou no asturiano: pinguim como o "pertencente ou relativo à píngoa".
Pinga, pingue, pingo, com o cognato espanhol pingüe, estão na base da hipótese etimológica do seu nome, no galego há pincuear, para pingar, pingoada / pinguada.
Há também as formas pringue e pringo, que poderiam estar originadas de uma metátese de *pingre ou *pingro, de um diminutivo *pinculus, (com evolução ao jeito de miraculus).
O latim tem a palavra pinguis.

Uma palavra para o pingo a destacar aqui é jingroz, ou também grafada xingroz, que poderia ter a ver com xingar.
É para ressalta o paralelismo entre xingar e pingar, entre a ginga e a pinga, inclusive a ginjinha, como pinguinha, gotícula, poderia estar por aqui.

Celta p celta q?
Assim a pinga e a *kinga foram irmãs?
*kinga que na sua mutação originou as formas galegas que tenhem a ver com chingar, xingar, gingrar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário