© Copyright. Direitos autoriais.

© Copyright. Direitos autoriais

Pena Leboreira



 O Castelo de Nogueirosa está sobre uma pena, que conservou o nome, ainda que o castelo ocupa-a toda:
A Pena Liboreira ou Leboreira.
Uma outra hipótese alternativa à tida por certa que leboreira / liboreira faz referência às lebres (poucas vezes vim lebres andarem por penedias) seria esta outra:
O penedo é um xisto duro de cor cinza-azul:
Cor que em protoindo-europeu *(s)lih₃-wó-
Proto-céltico *lī-u̯o / *līwos; bretão liv "cor aparência"; galês lliw "cor"; gaélico "lustre".
Latim livor livoris.

Com isto não é contradizer os tantos topónimos já no medievo com o nome de Leporario e similares que fazem pensar nas lebres. Mas sim criar a dúvida de poderem ser alguns deles latinizações posteriores de topónimos anteriores à colonização romana, ou já topónimos não atestados no medievo, e sob a mesma realização fonética que leboreiro / liboreiro.



Vista com zoom do Castelo desde Sada.

A ideia céltica de "aparência, complexão; brilho" pode explicar o nome de leboreiro / liboreiro que recebem alguns montes, como pontos de referência, na mesma ideia que os montes de nome facho ou faro; cumes de montanha referenciais, com fogueira ou simplesmente por destacarem no horizonte.

Assim o Monte Liboreiro do Morraço, na serra da Madalena, (Santa Maria de Darbo, Cangas) poderia estar nesta mesma ideia que a Pena Leboreira de Nogueirosa (Ponte d'Eume) como monte rochoso identificável por destacar?

A Serra do Laboreiro, antigamente grafada com -e- Serra do Leboreiro, na raia seca, poderia estar na mesma génese etimológica, com cumes graníticos e destacáveis no horizonte?
O Castelo de Castro Laboreiro estaria nessa ideia do protoindo-europeu *(s)lih₃-wó- e do proto-céltico *lī-u̯o / *līwos?






No proto-céltico *līwos tem também o significado de pedra.
Considera-se que os proto-célticos *līwos "pedra" e *līwos "brilho, cor" teem origens diversas.
Mas esta toponímia galaica de penedias rechamantes cria a dúvida de que provenham de origens diferentes e abre a porta a estar na mesma raiz:
O conceito material, a pedra *līwos, teria gerado o conceito "abstrato" de cor cinza.



Deixar aqui:
Livorar: magoar deixando morados
Livor: cor cadavérica ou de magoamento, palidez morada
Livorém: dano.

Cantis em Dún na nGall Donegal, Sliabh Liag "montanha gris".



Sem comentários:

Enviar um comentário