Foi apresentada a hipótese dos topónimos sabuz-, e o que é uma saba no sânscrito सभा (sabhā):
Assembleia, congregação, reunião, conselho, audiência pública.
Associação, sociedade.
Lugar para reuniões públicas, grande sala de reunião ou salão, palácio, corte de um rei ou de justiça, câmara do conselho, casa de jogo.
Casa para hospedagem, hospedagem de viajantes.
שַׁבָּת, Sabbath no hebreu fazem-no derivar do acádico 𒊭𒉺𒌅 (šapattu), “o dia do meio do mês”.
A língua acádica foi uma língua franca no Médio Oriente e no Egito durante a época final do bronze e começo do ferro.
O acádico 𒊭𒉺𒌅 (šapattu) relacionam-no com o dia da Lua cheia.
Por textos decifrados, sapattu aparece numa frase que o descreve como dia de descanso do coração.
Árabe: سَبْعَة (sabʿa) sete
No lado basco:
A relação entre o sabugo vegetal e o curral é mais evidente?, semelha que sim.
Sabai / sapai / zapai: curro para o gando, celeiro, palhar, lugar para guardar o feno, sobrado; além doutros significados como tabuado que faz o teto.
Sabika, sabiko: sabugo.
No basco a sufixação -ko é locativa, bilboko "de Bilbau". Com as possibilidades de ser -ka, -(i)ka -(i)ka, Sabiko do sab-.
Zabai: tabuado.
Pola linha gaélica:
Saball: recinto agrícola, estábulo, edificação agrícola de diversos usos. A etimologia gaélica faz derivar esta palavra de zabulum no latim medieval da Irlanda, por sua vez derivada de stabulum, mas vistos os vistos antes do que derivada uma da outra poderiam ser cognatas
Saball, poderia ser percebido como sab- + -al, sebal?, da sebe?
Outras escritas antigas da palavra são sabull, tsabuill, t[sh]abaill...
Na língua galega:
Sabadal é um nome "raro" para referirmo-nos à semana. Semana referenciada no sábado, de sábado a sábado.
Sabadeira é outra palavra para parar nela, pois é o nome da fornada de pão feita para durar uma semana.
Estas palavras fazem pensar num cômputo de semana referenciado no sábado como dia principal.
Apanhando estes restos tratando de refazer o puzzle:
Na época bronze-ferro, poderia haver uma relativa continuidade, na que o dia sábado era o dia de descanso, de enfornar, do pão, e mesmo poderia ser dia de algum tipo de cerimónia religiosa.
A atender que no lugar da exploração pecuária, granja ou eido de Sabhal, São Patrício inicia o cristianismo na Irlanda.
Irlanda que "aparentemente" continuou com os usos culturais herdados da tradição bronze-ferro.
Assim a imagem que sai ao juntar todos os significados do radical sab- é:
A celebração semanal de um culto, jantar dirigido por uma pessoa sábia, cada sete dias, num lugar pecuário rodeado de sebe de sabugos, talvez um dia de descanso no cuidado do rebanho comum no calcolítico, jeito que deveu estar estendido do Atlântico até a Índia.
Assim desde o sumério *saba poderia estar formado polas palavras: sag/šag "fortuna, graça, favor"; "abater gado, matar"; "intestinos"
e ba (dialectal) significa "casa" (ğá). Seria a casa do sacrifício/graça.
Estas casas "sacrificiais" perduraram até o século XIII no mundo nórdico:
In the 13th century prose traditions, hof often designates a pre-Christian huge hall building. These buildings seem to have had a religious function.
Inside such buildings were kept ritual objects and images of the gods. Ceremonial banquets were also celebrated there, including drinking rituals. The chieftain, who also was the cult leader, was supposed to sit in his high seat during the ceremonies. This seat seems to have had religious connotations.
These large halls were often located on the farms of the chieftains...
No século treze, na literatura tradicional em prosa, a palavra hof costuma dar nome a um grande edifício espaçoso pré-cristão. Estas construções semelham ter tido uma função religiosa.
Dentro de cada edificação eram guardados objetos rituais e imagens das divindades. Eram também celebrados banquetes cerimoniais, inclusive rituais de bebida. O chefe, que era também quem dirigia o culto, sentava supostamente numa cadeira alta durante a cerimónia. Esta cadeira semelha ter tido conotações religiosas.
Estas amplas salas costumavam estar localizadas nas granjas dos chefes...
(The Question of Ancient Scandinavian Cultic Buildings: with Particular Reference to Old Norse hof)
Volta a aparecer este tipo de lugar cerimonial, como a casa do briugu, numa exploração agrícola.
É por isto que a corte do rei está numa corte de vacas?
Corte do rei que dizem provém do latim cōrtem por sua vez de cors e de co-hortus.
Mas se imos diretamente ao cognado grego de hortus χόρτος (khórtos) "local para alimentar animais, corte, curral, celeiro, pasto"; "feno"; "alimento em geral", cognado do proto-céltico *gortos, com o descendente gaélico irlandês gort que não por casualidade, além de dar nome ao campo de cultura, dá nome à hedra.
Isto é a corte das vacas é a corte do rei.
Caixão de xastre:
Sabazios
http://www.bibleorigins.net/sabbathorigins.html
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