Outros nomes que recebe são: caparro, caparrão, caparo, cáparo, caparinho, caparrinho
http://www.discoverwildlife.com/british-wildlife/how-age-roe-deer-its-antlers |
http://www.gettyimages.es/detail/fotograf%C3%ADa-de-noticias/western-roe-deer-fawn-in-the-young-europe-roe-fotograf%C3%ADa-de-noticias/157887550 |
Também dizer que caparro ou caparrão é o gomo da videira ou de uma árvore.
E algo mais, a alcaparra:
Então já agora a etimologia:
O nome do corço novo, cáparro ou caparro e demais, a etimologia dize que provem de capra, ou caper latinos, ou do protoindo-europeu *kapros.
O nome do gomo da videira, caparro, fica no meio.
O nome da alcaparra, procede do árabe hispano الكبر (''alkappárra''), que dizem derivar do latim ''cappăris'', por sua vez do grego κάππαρις (kápparis), mas no grego a etimologia divulgada perde o fio que fica numa ideia de chegada oriental.
Mas é nesta esquina atlântica que a raiz protoindo-europeia *kapros e a raiz ignota do grego κάππαρις (kápparis) confluem.
E antes bem de uma evolução convergente de duas raízes etimológicas, o que há é um conceito-palavra que se diversificou, e que conservou fossilizada a relação entre o corço de cornos em gomo, o gomo da videira e a planta maior da que são comidos os gomos, o alcaparro.
É neste conceito de gomo de raiz cap-- que está a palavra capulho, como cabeça nascente.
É assim que a capra é definida pola sua cabeça?, ou polos gomos nascentes cabecinhas dos seus cornos?
E o capelo por cobrir em capuz a cabeça. Caperucho, caparucho ....
Por isso o cápio é o extremo groso do vímbio que "era" usado para atar o feixe de erva, extremo grosso que a jeito de corninho era usado para envolver sobre o aro que ele mesmo fazia apertando.
Então, o capar primário é o cortar os gomos, dos olhos, das flores supérfluas de uma planta" para vigorizar outros, também capar as leitugas, capar uma planta, cortá-la, e desse corte inicial vegetal, passou a outros cortes, capar / castrar o enxame das abelhas quando de desoperculam os favos, castrar, cortar os testículos ou extrair os ovários.....
Sem comentários:
Enviar um comentário