© Copyright. Direitos autoriais.

© Copyright. Direitos autoriais

Outra granha irlandesa: Gráinseach na gCaroach

 



Gráinseach na gCaorach no condado de  (anglizado ​Louth). Apalavra gráinseach é interpretada como uma granja de uma ordem religiosa, monástica, assim deveu ser polo nome imediato a leste de Baile Nua na Manach "Vila Nova dos Monges".
Na ideia de continuidade este grande cousso, virou em granja neolítica que teria ficado em mãos do poder religioso.

Slán
 "são, inteiro, a salvo". Do proto-céltico *slānos. Com a variante slan "defesa, proteção; guarnição, tropa".

Caiseal "baluarte, castelo, muro de pedra, pesqueira".

Baile Nua na Manach "Vila Nova dos Monges", manach também pode ser percebido como "aquele que tem terras da Igreja", teria o paralelismo galego com "igejário".

O rio tem o nome inglês de Mattock, gaélico Máiteog / an Mháiteog, com ideia de picaranha, ferramenta para cavar, transmitindo uma ideia de "rio cavado", um rio feito ou modificado.

Múrtún é uma gaelização do nome inglês Mooretown, seja como for, estaria a dar nome a uma terra branhenta ou de pouca utilidade agrícola.

Poll a' ghuail "buraco do carvão".

Cnocán Mhaonaigh "outeiro, lomba de uma pessoa chamada Mhaonach (-ich em genitivo), mhaonach é uma palavra com sufixo -ach que dá a ideia de pertença, pertencente a maon / maona, com diversos significados "mudo, calado, silencioso".  Outro significado de maon é "despido, desprotegido".
Maon / Maona Também lhe é dado o significado de "herói", nome gaélico anglizado como Mooney: onde caberia a possibilidade de ser o radical maoin com o significado de propriedade, riqueza.

Ceallaigh anglizado como Kellystown, é o lugar da cela, do eremita, neste lugar é onde acontecia a caça, a reclusão.

Gráinseach na gCaorach "Granja das ovelhas".

Halla an Toinlígh "Casa grande da mámoa da glória. (Toin / ton "garupa, cu, popa" e lí(gh) "glória").



Halla an Toinlígh

Sem comentários:

Enviar um comentário