© Copyright. Direitos autoriais.

© Copyright. Direitos autoriais

Um "cousso" em Devon na freguesia de Saint Mary's Sampford Spiney.

 






Análise toponímica de norte a sul da estrutura de caça, e posterior granja neolítica, de  Saint Mary's Smapford Spiney em Dartmoor, West Devon:


Hecklake, heck significa inferno, mas também armadilha de captura para peixes, em geral uma treliça, uma estrutura a jeito de escada, tipo balaustrada, que mesmo serve para presépio. Já este lake toponímico onde não há água, tem a mesma ideia que os lagos galaicos dos lugares tumulares e demais, onde nada de auga há, um poço ou trincheira, um rego.

Eastontown, semelha tautológico; os seus nomes Byestedon no 1340, Estedon no 1377 e Easton Towne no 1677. O nome antigo dá ideia de como a toponímia muda, by é típica partícula normanda para dizer "aldeia ou granja" anteposta a um topónimo já pleno em tautologia Estedon, onde -don é partícula que pode ser considerada anglo-saxã como "outeiro" ou céltica proto-cético *dūnom "outeiro" também, ou "briga, castro".
A partícula east-, também este- é considerada leste. Se percebemos que há um substrato céltico em Estedon, poderia ser uma palavra com raiz em estyn galês "extender", ser logo Estedon uma extensão do -don:

Holetown, é transparente "aldeia do foxo", neste caso de caça, ao ter a cabeça do cousso dous becos menores:



Serão apresentados os topónimos da parte central:


Sampford Spiney: provém de sandy ford "vau areoso". O seu nome mais antigo registado é Sanford(a) no 1086, o nome provêm do vau a leste do núcleo, que atravessa o rio Walkhan.
Spiney deriva do apelido dos da Manor, paço que dominada a freguesia Spineto. O topónimo espinho associado a estas estruturas de caça está muito presente. Então não seria raro que a família Spineto tivesse colhido o apelido da grande tapada que dominava.

Bythedown, outros nomes que tivo foram Don, Down House, Downhous, Bythedown and Bythedon.
A partícula by já foi explicada como normanda. Essa variação do lexema raiz é don ou down remetria ao mesmo significado já for céltico ou anglo-sajão "outeiro". Ora se imos ao protoindo-europeu proposto para a raiz germânica e e céltica: *dweh₂ tem os significados pensados de "finalizar, fechar o círculo, marchar à ré". Então esse down atual inglês "abaixo", teria sido uma evolução de retroceder, talvez descer. Segundo isto alguns down toponímicos poderiam ser equiparados às revoltas toponímicas galaicas.


Stourtown, o nome mais antigo atte Sturte (XVI),a partícula atte tem uma função demonstrativa semelhante a "esse, aquele".
De entre os significados de stour poderia ser destacado: o de "forte, vigoroso", "estaca", "tumulto, conflito". Stour também é a forma antiga de store "armazém". Então observamos igual que nos tantos casos galaicos analisados que no beco confluem as etimologias que depois divergem em significados. O beco é um local de valos fortes, de estacas e onde acontece o tumulto:


Já os nomes da parte sul:

Whimington, tivo o nome de Waymeton segundo umas fontes. O livro de toponímia South Devon Place Names de Anthony Poulton-Smith, associa-o com um possuidor de nome Wilhelm.
Sampford Barton, são as terras do manor, do paço de Sampford
Hockworthy poderia significar "recinto de Hocca", nomes de uma localidade de nome semelhante foram Hocoorda, Hocheorde. Essa segunda partícula -orda -orde lembra os topónimos galaicos alguns já analisados do grupo de ordes, por vezes ocultos sob aparentes derivados como fitotopónimos de orjo.
Esta partícula worthy, já foi analisada na topónimia córnica:
Aparentaria com o latim ordo, ordinis "série, grupo, tropa", seria pois uma forma do protoindo-europeu *h₂er "união" podendo sair da mesma raiz que o herdo, a herdade, uma unidade territorial, em una ideia *ordoni / *herdoni "do rebanho, do grupo humano que vive nessa unidade pecuária".
Então o lexema worthy teria uma forma arcaica -orda que ligaria o *ghortos com a orda / horda de suposta origem túrquica-mongol, mas com idêntica suposta origem neolítica, "paliçada", posteriormente "campamento militar".
Hocca é um nome pessoal. Então estaríamos diante de um antropónimo....
Mas, como tantas outras vezes foi mostrado neste blogue, alguns antropónimos ocultam uma razão de ser. Geralmente na etimologia clássica é tido por sempre certo que o nome ou apelido da pessoa batiza o lugar. Aqui, neste blogue, já muitas vezes foi mostrado que essa lei não é cumprida sempre, e que por vezes o nome pessoal é devido ao nome do lugar.
Assim o nome pessoal Hocca é pensado derivar do inglês medieval hocc "ângulo, gancho".
Então Hocoorda, Hocheorde, atual Hockworthy, estaria a dar duas ideias, a de ângulo e a de horda, grupo, série.




Um topónimo final:
Bicklime, que está no curro final do beco leste de Hockworty.
Em Devon há o apelido Bickel / Bickleigh com uma etimologia baseada em bicca "picareta, picaranha, enxadão".
A outra parte do topónimo é lime, "tília", que liga com os topónimos do grupo tilheiro / telheiro que na toponímia galega dos coussos aparecem neste lugar. Esta isto mais desenvolto no escrito 
"Filseira, os limites".
Então topograficamente há um curro final a um beco com o nome da tília ou tilha, lime.
E um lexema bick- aparentemente de raiz céltica proto-céltico *bekkos "bico"
Bicklime poderia ter uma tradução tal como "bico da tilha".

Pode ser confrontado com Le Court Tillet Saint-Martin-de-la-Bellouse na ilha de Guernesey, dando nome ao curro posterior ao beco sul:

Ou com a estrutura de Guilhareu em São Vicenzo de Cúrtis (Vilasantar) e os seus: a Telheira, Branha do Telheiro e Rego do Telheiro:



Uma cousinha mais sobre Saint Mary's Sampford Spiney:
Por qual razão a igreja da freguesia está no centro do cousso ou granja neolítica? Nos tantos exemplos mostrados neste blogue, o local religioso costuma ficar no beco da estrutura de caça, captura.
Uma análise arqueológica mostra isto:
Esta imagem identifica regos, pensados como condutores de água, mas podemos imaginar a sua verdadeira razão, restos da vala longitudinal do cousso primário.
Os topónimos a analisar de norte a sul pelo rego oeste:
Furze Cottage no bico, Cabana do Tojo
Oakley Cottage, Cabana da Carvalheira
Plaster Down, em outra freguesia (Whitchurch) existe o mesmo nome, e antiga mente foi Playsterdown. Já foi desenvolta a ideia de down como revolta, seria "Revolta do gesso" ou "Gesso de abaixo".
Então é percebido que a primaŕia estrutura de caça teria o seu beco leste na mesma sede da igreja de Santa Maria, lugar que é um valinho onde corre o incial leito do ribeiro em redor do qual está feita a segunda grande vedação analisada acima.



Grato.

Sem comentários:

Enviar um comentário