© Copyright. Direitos autoriais.

© Copyright. Direitos autoriais

Monforadinha

 Monforadinha é nome de uma erva-de-cheiro silvestre na zona do Berzo.
Clinopodium acinos (também denominada Acinos arvensis)
Tem uma origem que faz pensar em mão furada.
Mão furada é alcunha, nome, de um tipo de trasgo.






San Bartolomé me dijo
que me acostara en mi cama,
que no tuviera miedo
a la pesadilla mala,
que la pesadilla mala
tiene la mano jurada
y las uñas corcovadas,
con que escarba las cenizas
al pie de la mejorana.
Conjuros y plegarias de tradición oral (2001) o livro abrange o âmbito das Ilhas Canárias.

San Bartolomé me dijo
que me acostara en mi cama
y que no tuviera miedo
a la pesadera mala
que la pesadera mala
tiene la mano jurada
y la uña tortumbada
con que esconde la ceniza
al pie de la mejorana.
Cuestionario sobre palabras y cosas de la Isla de la Palma de Regulo Perez.

Está evidente a relação entre os elementais e as plantas, neste caso entre o duende ou trasgo mão-furada e a planta monforadinha (mão-furadinha), nas prezes como mejorana, o manjerico ou alfavaca.
A monforadinha é considerada uma alfavaca no castelhano, com os nomes de albahaca acuática, albahaca agreste, albahaca de monte, albahaca de pastor, albahaca menor, albahaca salvaje, albahaca silvestre, albahaca silvestre menor, albahaquilla, albahaquilla de río, albahaquilla de sembrados, albahaquilla salvaje.

Sem comentários:

Enviar um comentário