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A filha de Dom Luís

A filha de Dom Luís aparece nas lengaslengas do maçarico.
Como exemplo:

Pico, pico,
mazarico,
¿quen che deu
tan ben no pico?
Foi a filla de Don Luís,
que está presa
pola punta do nariz.
Os cabalos a correr,
as meniñas a estudar.
¿Quen será
a máis bonita
que lle toca escapar?

(http://www.orellapendella.org/pico_pico_mazarico)


Noutras versões Dom Luiz, ou Luís apenas, aparece também:

Pico, pico serenico
Quem te deu tamanho bico?
Foi o filho do Luís
Que está preso pelo nariz
...

Pico, pico, sarabico,
Salta a pulga ao penico,
Do penico à balança,
Disse o rei pra ir à França,
Buscar o D. Luís,
Que está preso pelo nariz.


Aqui fala-se da filha de Dom Luís em prisão:

Foi a filla de Don Luís,
que está presa
pola punta do nariz.

Aqui que o Dom Luís é o prisioneiro:

Disse o rei pra ir à França,
Buscar o D. Luís,
Que está preso pelo nariz.


A filha de Dom Luiz, noutras lengalengas do serrabico ou maçarico, é a filha do Juiz ou a filha da Rainha.
Nos retalhos da cantiga que trato de recompôr entrevejo o que exponho aqui:

Dom Luís aparece como o pai de quem lhe dá ao maçarico o bico, ou como alguém a quem hai que buscar....
Quem é este Luís que tem umha filha presa, às vezes polo nariz?
Lugo?
Vexamos.
As histórias irlandesas contam de Lugh e do encerramento, nom da sua filha, senom da sua nai Etheniu, (Etnia, Ena, Athene, Atenea), na Tór Mór onde é enclaustrada; pois segundo as profecias parirá um neno que matará ao seu avó, do mesmo jeito que a história grega de Perseu.

Etheniu está na Torre Mor, a grande torre de cristal, fechada, um de três irmãos, chamado Cian, a quem o pai fomorian de Etheniu, Balor, lhe tinha roubado umha vaca, pretende-a, namorado dela entra na torre, coa ajuda da fada Biorg.
Etheniu queda grávida e no nascimento dá a luz a três nenos. Balor o avó tira-os da torre embaixo, ao mar, dous deles morrem, Lug sobrevive ...
É resgatado por Manannán e Birog .Bem, e Lugh e o nariz?
Os Fomorians, que opremem e governam sobre os Tuathas Dé Dannan, pedem umha onça de ouro por cada pessoa súbdita, e se isto nom era pagado, era-lhes fanado o nariz, Lugh medrado e combatente da opressom, acaba com este imposto, vencendo aos Fomorians.

Nas cantigas galegas a pessoa que lhe dá o bico, o longo peteiro, ao maçarico é secundária, nom se fala dela direitamente: Filha da Rainha, Filha do Juiz, Filha de Dom Luís.
A que doa o utensílio à ave é a filha da luz?
O que a luz pode gerar é o reflexo ao cair sobre a matéria, já nom a matéria mesma, o que vemos da matéria, o que observamos ao interatuar luz e matéria.
A Luz de Dom Luis bate contra a Raínha matéria, máter, mãe e tem umha filha.

Umha das filhas de Lugo é Ebliu, tamém dizem que nom era filha, que era irmã.
Eibhliu, Eblenn, Eibhleann som nomes epítetos que significam brilhante, esplendorosa.
Lugo, e Eibhliu som deuses da luz.
A irmá, filha ou consorte de Lugh pode ser a Lucna, a Lua.
Contra a Lua bate a luz do Sol.
É entom será a Lua?, será a filha de Lugo, a filha da Luz, a que presa polo nariz, dá à massa, ao maçarico, a ferramenta, o peteiro?

A ideia de estar presa polo nariz, na cozinha, leva-me a pensar num animal assi guiado, as vacas?, os bois anelam-se, mas não estám na cozinha, na cozinha podia andar a porca, à que se lhe pom um arilho, para que nom foce. Também a ursa é governada polo nariz.
Nalgumhas culturas os brincos no nariz eram usados como marca de escravatura.
A filha de Dom Luís é escrava fechada no lugar onde se cozinha. Ancila e tudo, é quem de dar-lhe ao maçarico o seu utensílio.
A filha da luz, que está impossibilitada de sair do lugar onde se coze, dá-lhe à massa umha propriedade.

Lakshmi deusa das primeiras tem um aro no nariz, (aqui falei dela, em relação com o maçarico e a Velha Chocalheira).
Lakshmi está no agitamento do mar primigênio, indiferenciado ainda, como escuma, e gera o soma, o corpo, o material, Dana Lakshimi a da esvástica, pois essa é o seu pau de bater no leite para separar e fazer a pela da manteiga.

O átomo como lugar do aro, e da uniom "escrava", é partícula-onda batida, a energia, a filha da luz, rodopia incessantemente, associa-se com outras partícularidades e cozinha, forma a massa. Temos a massa como algo escumoso realmente muito vácuo em vibraçom, chocoleante.
A massa do real é entom isso, a escuma do pote onde a filha de Dom Luís escrava bate.














Salientar que o nome de Luís / Lois no gaélico é aparentado com Lugo / Lug.
No gaélico medieval Lugaid, que poderia ser percebido como "com as capacidades de Lugo".
Também no galês o equivalente a Luís é relacionado com a divindade de Luz: Llywelyn ou Llewellyn, que é relacionado com uma forma britônica anterior Lugobelinos.
Assim no inglês o apelido ou nome Lewis tem uma das suas origens por anglicizar o nome galês.

A considerar a variante Louguís, arcaísmo no galego do nome Luís, à par deste Lugaid gaélico.
Onde a sufixação -iz / -is de Luiz / Luís ou Louguis poderia ser reveladora...
Sufixação -iz /-is, -ez/-es tida por germânica, mas em discussão de ser já genitivo ou patronímico de origem pré-romano, compartilhado com o eusquera.
Assim sob estas hipóteses seria possível que Luiz / Luís, Louguiz / Louguís derivassem de uma forma tal que *Lug-iz.

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