© Copyright. Direitos autoriais.

© Copyright. Direitos autoriais

Liulfe?

 

Liulfe de São Tiago de Lestedo (Palas de Rei), já com esse nome vila de Liulfe em 1244 em documentos de Vilar de Donas.


Liofre de Santa Maria da Ciadelha (Sobrado dos Monges)



Liurfe de São bartolomeu de Abragão (-ám) (no Corgo)




Liúfe de São Tiago de Prevedinhos (Touro).


Liúfe em São Mamede de Rois





Os topónimos do grupo Liulfe estão analisados pola toponímia germanista como terras de possuidores de nome Liulfo, Liulfus, Liulphus, mesmo Leoulfus, com uma ideia de leão-lobo.
Outros estudos acrescentam que a origem poderia ser uma evolução de Ligulfus, de lig-wulf "lobo de lume"
Também houve o nome Aliulfus, formado por ali-wulf "outro lobo", *aljaz-*wulf.

Todos os lugares do grupo Liulfe apresentam uma conformação de cousso evolucionado, ou granja neolítica, e são de tamanho pequeno. Isto é o mais relevante.
O Liúfe de São Tiago de Prevedinhos semelha meirande, maior, mais abaixo é explicado.
Neste blogue foi proposta outra etimologia para ulfe com um significado mais abrangente que lobo, e ser ulfe um genérico para "animal selvagem de nome tabuado" (vide em  "a ulfe"), de uma camada linguística muito anterior da germânica, já no protoindo-europeu como *wĺ̥kʷos.

O primeiro lexema li- na camada do protoindo-europeia?
Poderia ser a partícula *h₂élyos, também como "outro", proto-céltico *alyos "outro, segundo, secundário"?
Algo semelhante a como é percebido Aliulfus *aljaz-*wulf.

Os casos apresentados da família de Liulfe podem ser facilmente observáveis que têm diferentes modificações, que sim poderiam ser "o segundo da besta".
Mas como entender que tenham pequeno tamanho?
A ideia de *alyos como secundário sim poderia explicar o seu tamanho menor, mas teria que ser achado o primário: *h₂ély(os)-wĺ̥kʷos.
Talvez secundário ao deixarem de ser úteis os grandes coussos transformados em tapadas pastorais de animais em catividade que coa domesticação seriam inecessários, ficando os liúlfes como os restos daquelas grandes estruturas?
Aqui vão ir sendo apresentados os ulfes primários para percebermos o porquê dos ulfes secundários, hipoteticamente *ély-wĺ̥kʷos.



No caso de Liúfe de São Tiago de Prevedinhos (Touro), poderia sim ser assim entendido, ter havido um primeiro maior, com becos em Foxo e Quintás, para depois ficar apenas a parte norte, superior, a montante com becos em Pousada e do outro lado em Moura e Pedredo.


Na parte inferior a destacar Brandufe "branda da besta". Que para a etimologia germanica derivaria de Brandulfo, de *brandaz "fogo" e *-wulfaz” "lobo". Topograficamente são prados à beira do rio.
Uma branda é Toda depresión curva o concavidad en lo que debe ser liso o igual, Lugar curvo ou concavidade naquilo que deve ser liso.

A paisagem está modificada pola concentração parcelária, mas Brandufe claramente é a parte funda, a concavidade.

No caso de Liulfe de São Tiago de Lestedo (Palas de Rei):

Pode ser observado que Liulfe é já uma granja neolítica com três espaços, e claramente partida à metade onde numa grande tapada seria possível fazer  maneio dos animais já semidomesticados, mudá-los de zona de pastagem para um melhor aproveitamento.
Orbaçã é ligado com um antropónimo Orbicianus com formas medievais como Orvezam.
Poderia ser sim um local onde morou Orbiciano. Mas também cumpre dizer que no proto-itálico *worβis "cidade", gerado do protoindo-europeu *werbʰ- "encerrar", a confrontar com  o úmbrico 𐌖𐌄𐌓𐌚𐌀𐌋𐌄 (uerfale) "lugar oracular", no hitita transliterado como warpa- "tapada, chousa", tocariano warpi "jardim", tocariano B werwiye "jardim".
Na imagem de Orbaçã dá para perceber que o beco tem em si os significados indo-europeus de terreno encerrado. Confronte-se com o outro beco com o nome de Valos.


O caso de Liurfe de Abragão (no Corgo):

(A imagem tem uma gralha, é Liurfe)
Pode ser observada que a tapada que envolve Liurfe é menor e talvez secundária ao primitivo cousso de caça.


O Caso de Liúfe de Laro:

Liúfe em Sante de São Salvador de Laro (Silheda), Leva o nome de Liúfe a parte onde nasce o regato de Agriei, se cadra o grande cousso evolucionado a tapada, pola forma arredondada que tapou a sua boca, ficou apenas "secundariamente" no seu vértice superior?
A reparar em Sante, como tantos becos com o nome de as Antas, as Santas, Antes ....


O caso de Liúfe de Rois, lindante com Oins:



Então poderia ser lançada a hipótese que o protoindo-europeu *ély-wĺ̥kʷos, proto-céltico *aly-ulos, "o secundário da besta", poderia estar na raiz do grupo de topónimos de Liulfe.

Sem comentários:

Enviar um comentário