© Copyright. Direitos autoriais.

© Copyright. Direitos autoriais

Gondarém?

 Este escrito é uma adenda ao escrito "Gunduriz e semelhantes":

Esta é uma image do hipotético cousso ou granja neolítica de Bertamil na freguesia de São Tiago de Emtre-ambas-augas (Guntim).

Sobre o nome de Bertamil, já neste escrito se tem reparado: Com cognados no galês e córnico perth / berth,  de um proto-céltico *ku̯erku̯-t-, (protoindo-europeu *perkwus "carvalho") com o gaélico antigo ceirt; que teriam a ver com o latim quercus, e um protoindo-europeu *perku̯u.
Pokorny da a raiz protoindo-europeia u̯erĝ-1, u̯reĝ- "fechar, encerrar; curral".
Perth galês tem os significados de arbusto, espinheiro, sebe, mato, moita, bosque, matagal, campo rural.
O segundo lexema -mil, de Bert(a-a)mil, já foi analisado neste blogue, com ideia de juntança.

Os nomes do lugar são condizentes com a estrutura de captura: já também alguns deles analisados no blogue: Silva, Puço, Revolta.

O nome de Gondarém está num curral terminal, toponimicamente Curro, da estrutura de captura ou caça com a típica toponímia de base casa nos becos, na triplicidade capsa, caça, caça: Sobre-Casa e Caselhe.
Para a etimologia cássica galaica, Gondarém e similares como Gondarei derivariam do nome de uma pessoa, segundo a Infopédia:
Do baixo-latim [Villa] Gunderedi, 'a quinta de Gundaredo', através do português arcaico Gondarei, com a variante Candarei.

O lexema gond- / kond- também foi analisado neste blogue:

1.Poderia ser do grupo do latim contus e grego κοντός (kontós) "poste, estaca, chuço, aguilhada".
Sânscrito कुन्त (kunta) "lança".
2. Poderia ser do grupo do sânscrito कुण्ड (kunda) :
-Vasilha em forma de tigela, grande cunco, escudela; jerra.
- Buraco na terra, buraco na terra para fazer lume, buraco na terra para um ritual de consagração do lume; buraco para conter água, piscina, açude.
3. Poderia ser da raiz de esconder, latim condo condere "juntar; construir, estabelecer, fundar; esconder; concluir".
4. Poderia ser da raiz de gunda / munda como: rebanho, vedação, (hindi मुण्ड (muṇḍa) "vacas em grupo ou círculo / vacas ou grupo de vacas" / sânscrito मुण्ड (mund).

Talvez todas as hipóteses são uma só, e de um primeiro conceito "estaca / estacada", derivou a vedação paleolítica-neolítica de caça, dai ao rebanho guardado.

Outros nomes da família de Gondarém:

Gondareu em São Vicente de Noal (Porto de Oção (-om)), também como uma estrutura de captura, caça ou granja neolítica com currais posteriores aos becos.




Gondarei de Abaixo e Gondarei de arriba na freguesia de São Martinho de Meis (no concelho do mesmo nome).

Sem comentários:

Enviar um comentário